Em períodos de grande movimentação, como nas festas de fim de ano, aeroportos e rodoviárias se tornam alvos frequentes para furtos de bagagens. Para evitar transtornos, especialistas e companhias aéreas alertam sobre a importância de redobrar a atenção com os pertences pessoais durante as viagens.
O tenente-coronel da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), William Araújo, enfatiza a necessidade de manter a bagagem sempre à vista e alerta sobre possíveis estratégias de distração utilizadas por criminosos. “O passageiro não deve se descuidar dos pertences e precisa ter cuidado com qualquer pessoa que se aproxime para pedir informações, pois isso pode ser uma tentativa de distração”, explica. Além disso, abrir malas em público ou expor objetos de valor como celulares e dinheiro é altamente desaconselhado.
Para as mulheres, o oficial recomenda manter bolsas à frente do corpo e evitar deixá-las abertas. “Objetos como celulares, esquecidos sobre mesas ou cadeiras, podem motivar infratores a agirem rapidamente”, afirma. Nas rodoviárias, em especial, os furtos são muito comuns nesta época do ano.
Já as companhias aéreas, como a Gol Linhas Aéreas, orientam os passageiros a transportar objetos de valor exclusivamente na bagagem de mão. Em caso de furtos ou extravios, a recomendação é procurar imediatamente os Centros de Atendimento ao Turista ou policiais presentes no local.
Para bagagens despachadas, personalizar malas com adesivos, fitas ou detalhes que as tornem mais facilmente identificáveis pode ajudar a evitar que sejam recolhidas por engano. Caso haja dano ou extravio, é essencial reportar o ocorrido ainda na sala de desembarque para que a empresa abra um Registro de Irregularidade de Bagagem (RIB).
Fonte: Jusbrasil
Seguro de viagem é fundamental
Por fim, para maior tranquilidade durante as viagens, um seguro de viagem é fundamental. Ele garante assistência em caso de furtos, extravios ou outros imprevistos que possam comprometer a experiência do viajante. Ter essa proteção não apenas assegura uma compensação financeira, mas também proporciona suporte imediato, permitindo que o viajante resolva problemas com mais agilidade e tranquilidade.